Laboratórios

O laboratório foi estruturado em parceria com as empresas ENGENHO Consultoria e FlexSim Brasil, com iniciativa do Prof. Cristiano Torrezan, Coordenador Associado do CPO - Centro de Pesquisa Operacional. O laboratório será voltado a desenvolver pesquisa em Simulação de Engenharia de Operações e Processos Produtivos,  incluindo o jogo Lean Board Game. Atualmente os docentes pertencentes ao laboratório são: Prof. Dr. Antônio Carlos Pacagnella (Responsável); Prof. Dr. Alessandro Lucas da Silva; Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio.

Este laboratório já existe e é reconhecido pela Comissão de Pesquisa da FCA. Ele é voltado a desenvolver pesquisa na área de Engenharia de Produção, direcionando seus esforços no desenvolvimento de trabalhos em Gestão de Operações e da Qualidade.

O Laboratório será voltado a desenvolver pesquisa e consolidação de dados na área de Engenharia de Produção, direcionando seus esforços no desenvolvimento de trabalhos e agrupamento de links e dados sobre a gestão da cadeia de suprimentos, produção e logística, com o objetivo de facilitar e incentivar a pesquisa em Planejamento, Projeto e Desenvolvimento da Logística e Cadeias Produtivas. Atualmente os docentes pertencentes ao laboratório são: Prof. Dr. Antônio Carlos Pacagnella; Prof. Dr. Alessandro Lucas da Silva; Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio (Responsável).

O laboratório tem como objetivo gerar conhecimento sobre o Planejamento e Gestão da Qualidade, dentro de um enfoque sistêmico que favoreça o mapeamento de atividades específicas, na promoção de análises e utilização de ferramentas voltadas ao melhoramento de performance (eficiência e eficácia operacional). A abordagem da Sustentabilidade de cadeias produtivas busca maior entendimento da dinâmica de diversos setores, através da análise de indicadores e das relações intra e inter-cadeias, e análise da cadeia de valor. Atualmente os docentes pertencentes ao laboratório são: Profa. Dra. Ieda Kanashiro Makiya (Responsável); Prof. Dr. Alessandro Lucas da Silva; Profa. Dra. Maria Ester Soares Dal Poz; Prof Dr. Muriel de Oliveira Gavira; e Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio.